Roteiro da oficina

No dia 6 de novembro, terça-feira, tivemos a oportunidade de fazer uma oficina na Escola Estadual Domingos Sávio Brandão Lima com 15 estudantes do 9º ano. O tema da oficina foi: “Representatividade na Publicidade: eu me vejo nos anúncios?”.  O nosso maior desafio foi pensar atividades dinâmicas para instigar a reflexão sobre o tema com pessoas tão jovens.

Chegando à escola fomos recebidos pelos funcionários, todos extremamente receptivos e alegres pela nossa ida. Esperamos os alunos entrarem na biblioteca, local onde ocorreria a oficina, para nos apresentarmos e darmos início às atividades, que para nossa surpresa era composta de 13 meninas e apenas 2 meninos.
Primeiramente, entregamos um formulário aos estudantes com perguntas básicas como "onde você mais vê publicidade?" ou "você recebe muitos anúncios no seu dia a dia?". Após o preenchimento do formulário, iniciamos uma discussão sobre o que é publicidade e como nós, consumidores, identificamos um anuncio publicitário. Nosso objetivo era mapear os conhecimentos prévios dos adolescentes sobre publicidade.

Em seguida, realizamos a segunda atividade a qual teve o intuito de discutir a questão da falta de diversidade nas campanhas publicitárias. Pegamos um comercial da marca Pantene, veiculado em formato de vídeo na época do Carnaval de 2018 e transcrevemos para roteiro. Lemos tal roteiro para os alunos, omitindo quem era a personagem principal (a modelo Gisele Bündchen) e quais eram as características das demais pessoas que atuavam no anúncio.
 Logo depois, pedimos para que os alunos tentassem imaginar as características físicas das pessoas que estavam presentes no comercial. Para facilitar, espalhamos fotos de pessoas diversas em uma mesa e pedimos para que cada um pegassem as imagens que mais se aproximavam do que tinham imaginado e colassem no cenário de Carnaval que fixamos na lousa da sala.
Com a exceção de uma pessoa, todos disseram que a protagonista do anúncio era uma mulher dentro do padrão de beleza vigente em nossa sociedade: alta, magra, cabelos longos etc... Sendo que, a maioria idealizou a imagem de alguma personalidade famosa dps dias atuais.
 Mostramos o comercial em vídeo para a turma e indagamos: vocês se veem nos anúncios? Houve uma resposta em massa que não. A partir daí, iniciamos um debate sobre a falta de diversidade na publicidade e como isso afeta a nossa vida.

Para finalizar, realizamos uma terceira atividade que consistiu na elaboração de cartazes sobre como os estudantes gostariam que fosse a publicidade. A partir de recortes de revistas desenvolveram um manifesto contra a falta de representatividade nos anúncios.
Foi uma experiência maravilhosa e diferente, tanto para nós, quanto para os alunos. Nós estudantes de graduação podemos voltar no tempo e, de certa maneira, nos ver em cada um dos alunos, sem o conhecimento prévio de como as coisas funcionam no mundo da publicidade. Muitas das respostas e das reações foram ainda mais ricas do que imaginávamos que seria e isso é ótimo!
Fica aqui nosso agradecimento ao professor de História da escola, Kaique, e aos alunos que compareceram e se interessaram tanto pela oficina, esperamos que tenham gostado!

Link para o comercial utilizado no exercício:
https://www.youtube.com/watch?v=BAAKj8FtvpQ


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPS participa da Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã, em Niterói

Adoção na Passarela: o limite tênue entre visibilidade e exposição de crianças e adolescentes aptos à adoção

Entrevista Kelvin Hanashiro