OPS participa da Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã, em Niterói


O Observatório sobre Publicidade e Sociedade da UFMT esteve em Niterói de 22 a 26 de outubro participando da Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã e do 10º Seminário da Associação Latinoamericana de Investigadores em Comunicação (ALAIC), eventos organizados conjuntamente pela ABPCOM - Associação Brasileira de Pesquisadores e Comunicadores em Comunicação Popular, Comunitária e Cidadã e pela ALAIC, sediados pelo Instituto de Artes e Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF).

A delegação da UFMT foi composta pelos alunos Andrielly Sene, Arthur Nolasco, Mylena Leite e Thiago Toledo, bolsista do OPS, e pelos professores Dôuglas Ferreira e Pamela Saunders, coordenadora do projeto.

Além de acompanhar as discussões propostas pelas mesas e da troca de experiências nos grupos de trabalho e de interesse dos eventos, a delegação da UFMT realizou três apresentações: o relato das experiências do Observatório e da TOCA, a agência de comunicação experimental da Faculdade de Comunicação e Artes, e uma análise crítica do evento Adoção na Passarela.

As apresentações:

1 - Literacia publicitária e o exercício da cidadania: a experiência do Observatório sobre Publicidade e Sociedade

Autores: Arthur Germano Nolasco Rucks, Pâmela Saunders Uchôa Craveiro e Thiago Toledo


O que é publicidade? Qual o seu papel na sociedade? Como ela afeta a nossa vida e a dos demais que nos cercam? Como compreender de modo crítico os apelos persuasivos da linguagem publicitária e a influência desta em nosso cotidiano? Essas são algumas questões norteadoras do OPS - Observatório sobre Publicidade e Sociedade, projeto de extensão vinculado ao Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso, apresentado neste relato de experiência.


2 - Adoção na Passarela: sentidos em torno da exposição de crianças e adolescentes

Autores: Andrielly Silva Ramos de Sene, Dôuglas Aparecido Ferreira e Pâmela Saunders Uchôa


Este artigo e sua apresentação tiveram o objetivo de analisar os sentidos em torno da participação de crianças e adolescentes no evento Adoção na Passarela, promovido com intuito de divulgar a problemática da adoção e que repercutiu nacionalmente nos meios de comunicação. A partir deste acontecimento, buscamos identificar os quadros de leitura em disputa nos comentários de uma notícia sobre o evento. 



3 - Agência Experimental Toca: comunicação, experimentação e vivências na formação acadêmica

Autores: Mylena Leite, Dôuglas Aparecido Ferreira


A TOCA - Agência Experimental de Comunicação é um projeto da Universidade Federal de Mato Grosso. O projeto é composto por alunos e professores da Faculdade de Comunicação e Artes e contribui para a formação profissional e cidadã dos participantes, envolvendo a comunidade interna e externa da universidade. Sua experiência foi compartilhada neste relato de experiência.



Outras atividades:


 

Além da participação no evento, a delegação da UFMT ainda aproveitou a ocasião da viagem para conhecer alguns espaços. Em Niterói: o campus à beira mar da Universidade Federal Fluminense, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, além de outros espaços da cena cultural da cidade. No Rio: o Centro Cultural do Banco de Brasil, a Cinelândia, onde acompanharam ao vivo à abertura do 12º Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul: Brasil, África, Caribe e Outras Diásporas, que contou com a fala da autora Angela Davis, o Centro da Música Carioca Artur da Távola, entre outros. Clique aqui para ver mais fotos.

A experiência:


Cada um dos participantes da caravana OPS diz, com suas próprias palavras, suas percepções sobre a experiência...

Andrielly:
É sempre muito bom expandir e levar os conhecimentos que adquirimos na UFMT para além dos muros da universidade. Participar do CBCC e do ALAIC foi uma experiência maravilhosa, porque pudemos conhecer projetos de outras instituições de ensino e nos conectar ainda mais com a comunidade científica.

Arthur:
Foi uma experiência incrível, me proporcionou conhecer melhor pessoas que estão ao meu redor, refletir de forma crítica sobre o meu curso e vivenciar/presenciar/conhecer outras dinâmicas de vida.

Mylena:
Estar no Rio, meu lugar de conforto, e ainda representar a TOCA e a UFMT foi uma oportunidade indescritível. Apresentei trabalho, participei dos dois eventos científicos e ainda pude vivenciar dias maravilhosos com amigos e professores, nunca esquecerei das experiências incríveis que tivemos juntos. 

Thiago:
Refletir sobre a comunicação, especificamente a publicidade, para além da prática mercadológica, é sempre uma experiência renovadora. Fazer isso em uma cidade tão agradável quanto Niterói, junto de amigos queridos e de professores tão atenciosos foi, realmente, uma experiência marcante que levarei comigo sempre.


Dôuglas:
As discussões dos dois eventos estão na vanguarda da pesquisa da comunicação, dando destaque a questões importantes como raça, gênero e classe.

Pâmela: 
A participação do OPS na CBCC e no Seminário ALAIC foi muito enriquecedora. Tivemos a oportunidade de refletir, juntamente com pesquisadores de diferentes regiões do Brasil e da América Latina, sobre temas tão urgentes no nosso contexto atual como: cidadania, direitos humanos e representatividade de minorias na mídia. Sem dúvida, alargamos nossa visão de mundo e nos fortalecemos como coletivo.

Acompanhe o OPS no Facebook e no Instagram.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Adoção na Passarela: o limite tênue entre visibilidade e exposição de crianças e adolescentes aptos à adoção

Entrevista Kelvin Hanashiro