Mulheres - O brilho ofuscado

Você sabe qual deles foi crucial para a volta à Terra do homem quando foi à Lua?

Não conseguiu achar quem foi? A propaganda da Stabilo te mostra..



A destacada no anúncio é Katherine Johnson, matemática responsável pelos cálculos que auxiliaram o retorno seguro da Apollo 11 para a Terra. Stabilo, a marca que vende grifa-textos, desenvolveu uma campanha intitulada "Highlight the Remarkable", lançada na Alemanha. De forma simples, porém muito efetiva, os anúncios da campanha relembram fotos históricas com importantes mulheres que foram ofuscadas e não tiveram seus sucessos reconhecidos. Outros dois anúncios da mesma campanha usam imagens que mostram Lise Meitner, cientista que descobriu a fissão nuclear, mas viu seu marido recebendo o Nobel que deveria ser dela, e Edith Wilson, ex-primeira-dama dos Estados Unidos que assumiu o comando quando o marido Woodrow Wilson sofreu um derrame (imagens originais no final do post).

Como afirma Milena de Oliveira-Cruz (2018), a publicidade exerce um papel importante no processo de naturalização das relações que envolvem as questões de gênero. Por meio do uso de estereótipos, que são representações simplificadas da realidade, acaba cristalizando os papéis sociais de homens e mulheres. Desse modo, os anúncios publicitários o tempo todo nos sugerem o que é, o que deve e o que pode no mundo feminino e masculino.  No entanto, a autora lembra que há “espaço para a contradição e para ressignificação de valores em transformação” (p. 93). É o que evidencia a campanha da Stabilo.

A campanha da marca vai contracorrente à disseminação de estereótipos de gênero ao colocar a mulher em destaque, não ofuscando seus feitos para a sociedade e reconhecendo seu trabalho. A campanha também mostra que existem mulheres no âmbito predominantemente masculino e que, sim, elas foram fundamentais nos processos.

E você? O que achou da campanha da marca Stabilo?

REFERÊNCIA:

OLIVEIRA-CRUZ. Milena. Publicidade e desigualdade: leituras sobre gênero, classe e trabalho feminino. Porto Alegre: Sulina, 2018.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPS participa da Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã, em Niterói

Adoção na Passarela: o limite tênue entre visibilidade e exposição de crianças e adolescentes aptos à adoção

Entrevista Kelvin Hanashiro