A publicidade em perspectiva antropológica

O que é pensar a publicidade em perspectiva antropológica?
O discurso publicitário pode revelar uma sociedade, sua cultura, suas formas de viver. Desse modo, a narrativa publicitária deve ser encarada como algo central na experiência contemporânea. 

Édison Gastaldo, em seu livro "Publicidade e Sociedade: uma perspectiva antropológica", lembra que a publicidade, hoje, já não se limita a só vender produtos e serviços. Vende estilos de vida, experiências, sensações, hierarquias sociais, relações de poder, idealizações (sobre o que é família, amor, lazer, trabalho etc.). A publicidade, portanto, ajuda na construção de nossas identidades, na definição de nossas ideologias, na criação de sistemas de classificação de mercadorias e, até mesmo, de pessoas. Os diversos anúncios que entramos em contato diariamente exerce influência nos nossos hábitos, nas nossas preferências e também nas escolhas sobre o que almejamos ter, como queremos ser, o que usamos, sentimos, pensamos.

Gastaldo nos convida para pensarmos a publicidade em uma perspectiva antropológica. Ou seja, pensar o que “fazem” os anúncios na sociedade. Afinal, o que é apresentado como “ideal”? Quais são os elementos que compõem essa representação de ideal? Quais relações de poder a sustentam? E quais as consequências de sua proposição para os diversos grupos sociais?

Enfim, considerar a narrativa publicitária a partir de um viés antropológico significa refletir sobre sua dimensão social, cultural e simbólica. #OPSLEITURA


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