A publicidade em perspectiva antropológica
O que é pensar a
publicidade em perspectiva antropológica?
O discurso publicitário pode
revelar uma sociedade, sua cultura, suas formas de viver. Desse modo, a
narrativa publicitária deve ser encarada como algo central na experiência
contemporânea.
Édison Gastaldo, em seu livro
"Publicidade e Sociedade: uma perspectiva antropológica", lembra que
a publicidade, hoje, já não se limita a só vender produtos e serviços. Vende
estilos de vida, experiências, sensações, hierarquias sociais, relações de
poder, idealizações (sobre o que é família, amor, lazer, trabalho etc.). A
publicidade, portanto, ajuda na construção de nossas identidades, na definição
de nossas ideologias, na criação de sistemas de classificação de mercadorias e,
até mesmo, de pessoas. Os diversos anúncios que entramos em contato diariamente
exerce influência nos nossos hábitos, nas nossas preferências e também nas
escolhas sobre o que almejamos ter, como queremos ser, o que usamos, sentimos,
pensamos.
Gastaldo nos convida para
pensarmos a publicidade em uma perspectiva antropológica. Ou seja, pensar o que
“fazem” os anúncios na sociedade. Afinal, o que é apresentado como “ideal”?
Quais são os elementos que compõem essa representação de ideal? Quais relações
de poder a sustentam? E quais as consequências de sua proposição para os
diversos grupos sociais?
Enfim, considerar a narrativa
publicitária a partir de um viés antropológico significa refletir sobre sua
dimensão social, cultural e simbólica. #OPSLEITURA
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